top of page

Neuralink Recebe Aprovação no Canadá para Testar Chips Cerebrais em Humanos

  • Foto do escritor: Informa Já
    Informa Já
  • 26 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Você sabia que a Neuralink, empresa de Elon Musk, recebeu aprovação para testar seus chips cerebrais em humanos no Canadá? Essa é a primeira vez que os ensaios clínicos serão realizados fora dos Estados Unidos, marcando um passo significativo no campo das interfaces cérebro-computador. Vamos entender mais sobre essa tecnologia e o que isso significa para o futuro.


Neuralink testes de chips cerebrais

Aprovação e Início dos Testes

A Health Canada, equivalente ao Ministério da Saúde brasileiro, aprovou os testes clínicos do chip Neuralink em humanos no Canadá. O Toronto Western Hospital será o "primeiro e exclusivo local cirúrgico" para realizar o procedimento.

"Estamos felizes em anunciar que a Health Canada aprovou o lançamento do nosso primeiro ensaio clínico no Canadá! O recrutamento já está aberto. Se você tem tetraplegia devido a ELA ou SCI, pode se qualificar. Visite nosso Registro de Pacientes para saber mais e se inscrever", diz a empresa na rede social X. Neuralink testes de chips cerebrais


Como Serão os Testes?

A proposta do estudo, chamado PRIME (Precise Robotically Implanted Brain-Computer Interface), é incorporar o implante no cérebro do participante, permitindo o monitoramento cerebral e a interpretação da atividade neural.

O implante permite que o paciente controle um computador ou um smartphone com seu cérebro, sem precisar de fios ou qualquer movimento físico. A Neuralink garante que o estudo tem como objetivo "avaliar a segurança de [seu] implante e robô cirúrgico e verificar a funcionalidade inicial de [sua Interface de Computador Cerebral] para permitir que pessoas com tetraplegia controlem dispositivos externos com seus pensamentos".


Impacto na Vida dos Pacientes

No fim de janeiro deste ano, Noland Arbaugh, de 29 anos, foi escolhido para ser o primeiro humano a realizar os testes com o dispositivo. Tetraplégico desde 2016, após receber o implante cerebral, Arbaugh conseguiu mover os cursores do computador usando as sinapses do seu cérebro.

Ele conseguiu "mover um mouse com a força do pensamento", jogou xadrez, além de jogar o videogame Civilization IV por oito horas seguidas.


Como Funciona o Chip Cerebral?

O chip cerebral N1 tem o objetivo de ser usado em várias aplicações, como a restauração das funções motoras, em pacientes com tetraplegia, e também como uma interface cérebro-computador para pessoas que têm severas dificuldades de movimento e comunicação.

O dispositivo da Neuralink é do tamanho de uma moeda e contém mil eletrodos programados, com fios ultrafinos, que são conectados ao cérebro. Esse chip registra a atividade cerebral e faz a coleta e transmissão de dados para outros dispositivos, como um celular que tenha uma conexão Bluetooth.


Neuralink testes de chips cerebrais

Agora que a Neuralink recebeu aprovação para realizar testes no Canadá, estamos mais próximos de ver como essa tecnologia pode transformar vidas. A empresa continua aprimorando suas técnicas e busca tornar o futuro mais acessível para pessoas com dificuldades motoras e de comunicação. E agora, o que esperar nos próximos meses? Gostou de saber mais sobre essa inovação? Não esqueça de compartilhar com amigos, se inscrever na nossa newsletter para mais atualizações e deixar seu comentário sobre o que você acha dessa tecnologia revolucionária!

Comments


bottom of page